original_06_02_11_32_jardim_bonfim

As actuais instalações de formação teórica dos alunos da Escola de Hotelaria e Turismo, no Parque do Bonfim, vão passar a acolher, a partir do próximo ano lectivo, as actividades da Universidade Sénior de Setúbal. O reitor da Uniseti congratula-se pela “disponibilidade” evidenciada pela câmara de Setúbal na cedência daquele espaço.Comemorar o 10.º aniversário nas novas instalações do Bonfim.

 

Brissos Lino, o reitor da Universidade Sénior de Setúbal (Uniseti) evidencia-se regozijado com a expectativa do ano lectivo 2013-2014 já vir a ter início nas instalações do Parque do Bonfim, em instalações camarárias cedidas à Uniseti para ali desenvolver as suas regulares actividades.

“Agora sim, já está acordada e definida, por parte do município, a cedência gratuita daquele espaço à nossa instituição, e logo que a Escola de Hotelaria e Turismo seja transferida para o antigo Quartel, as instalações do Bonfim sofrerão ligeiras melhorias, com vista à Uniseti ali iniciar o ano lectivo 2013-2014,” explicou o reitor ao nosso jornal, reconhecendo ser uma “óptima prenda pelo 10.º aniversário” da instituição a que preside.

O dia 15 de Setembro de 2013, Dia da Cidade e de Bocage, é a data aprazada para o arranque do próximo ano lectivo da Universidade da Terceira Idade nas novas instalações, onde, outrora, funcionou um infantário e, actualmente, decorrem as aulas teóricas da Escola de Hotelaria e Turismo.

“Nessa data (15 de Setembro) deverão ser anunciadas as obras de ampliação daquele edifício, conforme o estabelecido pela câmara”, avançando Brissos Lino ser objectivo que, com esse alargamento, o edifício passe a ter ”quase o dobro do actual espaço físico”, e “possa albergar” todas as actividades da instituição de ensino, entre as actividades de índole teórica e prática.

A Universidade Sénior de Setúbal acaba de celebrar o seu 9.º aniversário. Com quase três centenas de alunos, repartidos pelas mais de 40 disciplinas disponíveis, as aulas realizam-se em três espaços, alugados, na baixa citadina.

Para o responsável da Uniseti, os gastos envolvidos no aluguer dos actuais três espaços são “difíceis de suportar”, explicando que a base deste trabalho social “é o voluntariado.”

“Obviamente que as futuras instalações, cedidas pela câmara, para além de aligeirar logisticamente o trabalho, vai permitir a esta instituição poupar alguns milhares de euros em rendas,” sublinhou.

O reitor da Uniseti preside actualmente ao Conselho Geral da Rede das Universidades da Terceira Idade (RUTI), estrutura que concentra as mais de duas centenas de universidades congéneres existentes a nível nacional.

HISTÓRIA. A Universidade Sénior de Setúbal iniciou actividades lectivas em Novembro de 2003 e assume-se como uma cooperativa de ensino de carácter social, independente de instituições políticas ou religiosas. Esta instituição setubalense de ensino mantém diversas parcerias, entre as quais com as câmaras municipais de Setúbal e de Montijo, e com o Jornal «O Setubalense».

 

Fonte: Teodoro João, O Setubalense.