4598394

A Universidade Sénior de Setúbal (UNISETI) celebra este ano a sua primeira década de existência.

Um dos Departamentos que mantém é o Centro de Investigação Manuel Medeiros – Banco de temas setubalenses (CIMM), que está a organizar a Mostra-Exposição “A Cidade no Coleccionismo Setubalense”, a inaugurar na Casa da Baía no próximo dia 27 de Março, pelas 17H00, com a presença da senhora presidente da Câmara Municipal de Setúbal, e que estará aberta ao público até ao dia 28 de Abril.

Trata-se de uma exposição iconográfica sobre Setúbal ou de autores e coleccionadores setubalenses, com peças bibliográficas e manuscritos, medalhística, numismática e filatelia, pintura e postais, entre outras. O acervo exposto pertence a coleccionadores particulares e estará em grande parte, e pela primeira vez, disponível para ser apreciado pelo público em geral.

De entre os documentos a expor destacamos o diploma de cidadão honorário atribuído ao médico Dr. Paula Borba, única personalidade distinguida dessa forma até hoje pelo município de Setúbal em toda a sua história. Este documento estará pela primeira vez exposto ao público.

Paralelamente, e durante o período da exposição, serão realizados na Casa da Baía os seguintes eventos culturais, também promovidos pelo CIMM:

dia 6 de Abril:

Sessão de Poesia de autores setubalenses, com painel de declamadores.

dia 12 de Abril:

Conferência “O mármore no percurso devocional dos setubalenses”, pela Prof. Doutora Maria João Pereira Coutinho, especialista em História da Arte.

Dia 19 de Abril:

Concerto com o pianista Pedro Pereira, que interpretará obras de Rui Serodio.

Será assim prestada homenagem aos Coleccionadores, cuja colaboração a este evento tem sido duma generosidade lapidar, mas também se dará a conhecer um património inestimável e preservador da MEMÓRIA SETUBALENSE.

Os Correios de Portugal (CTT) associam-se a este evento disponibilizando uma máquina que estará presente na exposição e que permite a emissão de um selo personalizado.

Esta Mostra- Exposição conta com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, do Clube de Coleccionismo de Setúbal, de colecionadores particulares e de consultores.

O Catálogo da exposição conta com o apoio da LISNAVE e da SECIL.